A
Cultura Gaúcha No Nosso Cotidiano
Ethel
Jacomel
Área
de Formação: Ciências Humanas – Geografia
EEB. Manoel
da Silva Quadros
Canoinhas
"Nada melhor
que as tradições para retemperar a saúde de nossa alma brasileira"
(Mário de Andrade)
(Mário de Andrade)
O dia-a-dia Escolar apresenta
diversidades imensas, que por muitas vezes nos passam despercebidas. Como um
exemplo do cotidiano escolar,: - Professor,
diz aluno. Estamos estudando agora o relevo do Continente Asiático. Já vimos
neste bimestre o da África. A hidrografia do Continente Europeu, sua importância,
porém, temas como estes não estão muito longe de nossa realidade?
Assim iniciamos um novo ciclo de
mediação de conhecimentos.
O "Gauchismo" vai muito além
das fronteiras físicas do Estado do Rio Grande do Sul. Está espalhado pelos
vários "rincões" da América do Sul, em especial no Brasil e até por
outros Continentes.
Na Etapa I da Formação de Professores do
Ensino Médio, conhecemos experiências com dança e arte na Região Sudeste do
Brasil no chamado "Dança do Passinho". Respeitando as posições regionais
e nossa condição de "país continente", a opção lógica não poderia ser
outra.
A grande maioria dos nossos Educandos
pertencem a classe menos favorecida em vários aspectos, sendo poucos os que se
pode dizer que fazem parte da nova classe média. Gostam de hip-hop, rock,
sertanejo e dependendo da faixa etária e costumes da família, observamos o
gosto pela cultura Gaúcha e o bom chimarrão.
Empregamos em nossas estratégias de
abordagem, os elementos fortes e próximos de nossa realidade. Na Semana do
Gaúcho, de 14 a 20 de setembro, aplicamos então o Modelo proposto de aproximar
o Educando com sua realidade e tornar mais palpável o ensinamento.
O gaúcho nem sempre foi herói, contando
a história baseada em fatos, datas e locais segundo Rosane Volpato, percebe-se
que foi “Durante a Revolução Farroupilha, que eles perdem
seu termo pejorativo e passam a serem considerados homens dignos, bravos,
patriotas e destemidos”.
Para Alberto Zum Felde “A origem da
palavra GAÚCHO, tem muitos segmentos. Segundo alguns autores, o termo provém do
guarani e significaria "homem que canta triste", aludido
provavelmente à "cantilena arrastada dos minuanos".
Dentre os costumes gaúchos os mais conhecidos
são:
Os mais conhecidos são: É
ágil no uso do laço – o gaúcho sabe laçar um cavalo ou um boi usando o laço,
feito de couro trançado. Ser condutor de gado, ou seja, tropeiro - normalmente
esse trabalho é realizado por um peão tanto de dia como à noite, faça sol ou
faça chuva, esteja nevando ou soprando o minuano. Fazer do cavalo um
companheiro – o gaúcho procura nunca se separar do cavalo, animal introduzido,
no nosso rincão gaúcho, através das Missões, pelos padres jesuítas. O cavalo é
chamado pelo gaúcho de pingo. O Rio Grande do Sul tem manadas de grande beleza:
os baios, os alazões, os pangaré e tantas outras pelagens. Seu alimento predileto
é o churrasco e o arroz de carreteiro. Sua bebida preferida é o chimarrão, bebida a base de erva mate (Ilex
paraguariensis).
O Gaúcho dança com a alma, tem muito respeito a figura feminina, estas
danças são sempre evolucionadas aos pares e fazem grande sucesso: o velho
fandango; As danças de salão como Valsa; Vaneira; Vaneirão; Xote; Milonga;
Rancheira.
Nesta atividade ainda trabalhou-se as vestimentas, a
Semana Farroupilha, o Gauches (dialeto Gaúcho), é um dialeto do
Português, utilizado em grande escala por aqueles que cultuam o Gauchismo, e
tem grande influência do Espanhol. Diversas vezes nos deparamos com palavras
que desconhecemos seu significado, em especial nas letras das músicas mais
tradicionalistas.
Foi traduzido para os
alunos algumas músicas:
Bailanta do Tibúrcio (Pedro
Ortaça) e Guri (Cesar Passarinho)
A experiência trouxe um novo
olhar, tanto para Educadores quanto aos Educandos. Nós Professores, percebemos
que temos necessidade de trabalhar conteúdos/disciplinas interligadas a partir
de um único tema, porém exige-se tempo e condições de planejamento.
A partir do tema “A Cultura
Gaúcha No Nosso Cotidiano”, trabalhamos a Geografia a História, Língua
Portuguesa, Biologia, Arte e a Educação Física. Foi um dia diferente para a
aprendizagem, onde terminamos com roda de chimarrão e uma vanera animada.
Mensagem Final passada aos alunos:
Nós Professores também somos Pais. E como Pais, sentimos também grandes
dificuldades para lidarmos com algumas situações. Vocês estão em uma fase de
descobrimentos, de tomarem decisões e chagará a hora em que dirão:
- Pai, Mãe estou indo. A vida está me chamando.
Nós então responderemos com o coração apertado:
- Se é isto mesmo que você quer, vai. Mas leve a certeza que terá aqui
entre nós, braços abertos para te receber se lá fora a vida não lhe reservar os
melhores dias.
Ouçam nesta canção na voz de Osvaldir e Carlos Magrão a mensagem que
lhes passamos:Um Pito (Uma chamada de
atenção). ( Nenito Sarturi/Cláudio Patias/Nelcy Vargas).
E agora "abre a gaita, gaiteiro".
Referências
Citação
: ouvir https://www.youtube.com/watch?v=ZQUbaUOymro
Citação
: ouvir https://www.youtube.com/watch?v=ZQUbaUOymro - Cesar Passarinho- César Escoto.
citação : Banda Estado das Coisas- http://www.rockgaucho.com.br/bandas/estado-das-coisas.html#release
Citação: http://www.oswaldirecarlosmagrao.com.br/
culturanativa.no.comunidades.net
FELDE, Alberto
Zum. El gaucho (em espanhol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário