mensagens, recados para Orkut e scraps otimismo, fé, citações,  versos, frases!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

UMA AULA SOBRE CARATE.

Os alunos do ensino médio da Escola de Educação Basica Professor Manoel da Silva Quadros receberam na segunda feira 23 de maio o Palestrante Professor André Simões da Academia Simões, o Professor Andre e graduado no quarto dan da faixa preta do carate e esta reunindo a documentação para a prova de acesso ao quinto dan. Entre outros titulos no carate o professor Andre e vice-campeão dos jasc em 2007, participou de vários campeonatos brasileiros e estaduais, trazendo vários títulos destas competições. Entre outros pre-requisitos para a ascensão ao quinto dan o carateca deve demostrar para a banca que o examina bons antecedentes, trabalhos sociais realizados no carate e uma monografia que versa sobre um tema específico na area das artes marciais.







Os alunos do turno noturno compareceram em massa para assistir a palestra e houve tambem a presença de alunos do turno matutino a convite do professor Giovani de Cristo Bade que desenvolveu as lutas no nivel de pesquisa no turno noturno. Durante o tempo que interagiu com os alunos o Professor Andre mostrou vídeos sobre a modalidade de carate desmistificando a arte marcial da briga de rua, esclarecendo as linhas de pensamento dentro do carate, como o carate tradicional, o shotokan e gojuriu. Estiveram presentes os alunos Bruno e Gruilherme Santi atletas da Associação Simões de Carate que já representaram Canoinhas nos Joguinhos Abertos e competições estaduais, prata da casa começaram com o Professor Andre no projeto AABB Comunidade local onde 120 alunos foram atendidos e hoje integram o projeto da Academia apoiada pelo Criança Esperança da Rede Globo e Unicef. A fala do palestrante enfatizou tambem a responsabilidade do carateca, de desenvolver sua habilidade e técnica no carate com uma conduta perante a comunidade e as pessoas que com ele se relacionam. O Carate desenvolve a força, concentração, equilibrio, auto-controle, flexibilidade e respeito.









O Professor Andre fez tambem uma comparação do carate com outras lutas marciais, explicando quais são as diferenças entre elas e ressaltando que todas são importantes porque encerram uma filosofia e tem tecnica específicas, a importância de haver uma federação e a confederação da modalidade e a vinculação desta modalidade com o movimento olímpico.



Os alunos tiveram tambem a oportunidade de experimentar técnicas do carate, fazer exercícios de coordenação motora, ressaltado pelo professor Andre como um dos grandes problemas com as crianças que hoje procuram atividade física e lutas. A falta de mobilidade causada pela fixação nos jogos de vídeo game e computadores que toma muito tempo da infância das crinaças modernas.

A direção da Escola de Educação Básica Prrofessor Manoel da Silva Quadros em nome de toda a comunidade escolar agradece muito ao professor Andre Simões por ter proporcionado este momento que fechou com chave de ouro o estudo das lutas na disciplina de Educação Física do turno noturno.