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quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Desfile de 7 de setembro

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Apresentação dos alunos nas comemorações dos 100 anos da escola

Alunos do 1º ao 5º ano. 2/9/2017

Aula de História - Gauchismo


A Cultura Gaúcha No Nosso Cotidiano

 

Ethel Jacomel

Área de Formação: Ciências Humanas – Geografia

EEB. Manoel da Silva Quadros

 Canoinhas

"Nada melhor que as tradições para retemperar a saúde de nossa alma brasileira"
(Mário de Andrade)
O dia-a-dia Escolar apresenta diversidades imensas, que por muitas vezes nos passam despercebidas. Como um exemplo do cotidiano escolar,: -  Professor, diz aluno. Estamos estudando agora o relevo do Continente Asiático. Já vimos neste bimestre o da África. A hidrografia do Continente Europeu, sua importância, porém, temas como estes não estão muito longe de nossa realidade?
Assim iniciamos um novo ciclo de mediação de conhecimentos.
O "Gauchismo" vai muito além das fronteiras físicas do Estado do Rio Grande do Sul. Está espalhado pelos vários "rincões" da América do Sul, em especial no Brasil e até por outros Continentes.
Na Etapa I da Formação de Professores do Ensino Médio, conhecemos experiências com dança e arte na Região Sudeste do Brasil no chamado "Dança do Passinho". Respeitando as posições regionais e nossa condição de "país continente", a opção lógica não poderia ser outra.
A grande maioria dos nossos Educandos pertencem a classe menos favorecida em vários aspectos, sendo poucos os que se pode dizer que fazem parte da nova classe média. Gostam de hip-hop, rock, sertanejo e dependendo da faixa etária e costumes da família, observamos o gosto pela cultura Gaúcha e o bom chimarrão.
Empregamos em nossas estratégias de abordagem, os elementos fortes e próximos de nossa realidade. Na Semana do Gaúcho, de 14 a 20 de setembro, aplicamos então o Modelo proposto de aproximar o Educando com sua realidade e tornar mais palpável o ensinamento.
O gaúcho nem sempre foi herói, contando a história baseada em fatos, datas e locais segundo Rosane Volpato, percebe-se que foi “Durante a Revolução Farroupilha, que eles perdem seu termo pejorativo e passam a serem considerados homens dignos, bravos, patriotas e destemidos”.
Para Alberto Zum Felde “A origem da palavra GAÚCHO, tem muitos segmentos. Segundo alguns autores, o termo provém do guarani e significaria "homem que canta triste", aludido provavelmente à "cantilena arrastada dos minuanos".

 Dentre os costumes gaúchos os mais conhecidos são:
Os mais conhecidos são: É ágil no uso do laço – o gaúcho sabe laçar um cavalo ou um boi usando o laço, feito de couro trançado. Ser condutor de gado, ou seja, tropeiro - normalmente esse trabalho é realizado por um peão tanto de dia como à noite, faça sol ou faça chuva, esteja nevando ou soprando o minuano. Fazer do cavalo um companheiro – o gaúcho procura nunca se separar do cavalo, animal introduzido, no nosso rincão gaúcho, através das Missões, pelos padres jesuítas. O cavalo é chamado pelo gaúcho de pingo. O Rio Grande do Sul tem manadas de grande beleza: os baios, os alazões, os pangaré e tantas outras pelagens. Seu alimento predileto é o churrasco e o arroz de carreteiro. Sua bebida preferida é o chimarrão, bebida a base de erva mate (Ilex paraguariensis).



O Gaúcho dança com a alma,  tem muito respeito a figura feminina, estas danças são sempre evolucionadas aos pares e fazem grande sucesso: o velho fandango; As danças de salão como Valsa; Vaneira; Vaneirão; Xote; Milonga; Rancheira.
Nesta atividade ainda trabalhou-se as vestimentas, a Semana Farroupilha, o Gauches (dialeto Gaúcho), é um dialeto do Português, utilizado em grande escala por aqueles que cultuam o Gauchismo, e tem grande influência do Espanhol. Diversas vezes nos deparamos com palavras que desconhecemos seu significado, em especial nas letras das músicas mais tradicionalistas.

Foi traduzido para os alunos algumas músicas:
Bailanta do Tibúrcio   (Pedro Ortaça) e Guri (Cesar Passarinho)

A experiência trouxe um novo olhar, tanto para Educadores quanto aos Educandos. Nós Professores, percebemos que temos necessidade de trabalhar conteúdos/disciplinas interligadas a partir de um único tema, porém exige-se tempo e condições de planejamento.
A partir do tema “A Cultura Gaúcha No Nosso Cotidiano”, trabalhamos a Geografia a História, Língua Portuguesa, Biologia, Arte e a Educação Física. Foi um dia diferente para a aprendizagem, onde terminamos com roda de chimarrão e uma vanera animada.

Mensagem Final passada aos alunos:

Nós Professores também somos Pais. E como Pais, sentimos também grandes dificuldades para lidarmos com algumas situações. Vocês estão em uma fase de descobrimentos, de tomarem decisões e chagará a hora em que dirão:

- Pai, Mãe estou indo. A vida está me chamando.

Nós então responderemos com o coração apertado:

- Se é isto mesmo que você quer, vai. Mas leve a certeza que terá aqui entre nós, braços abertos para te receber se lá fora a vida não lhe reservar os melhores dias.

Ouçam nesta canção na voz de Osvaldir e Carlos Magrão a mensagem que lhes passamos:Um Pito (Uma chamada de atenção). ( Nenito Sarturi/Cláudio Patias/Nelcy Vargas).
E agora "abre a gaita, gaiteiro".

 Referências
Citação : ouvir https://www.youtube.com/watch?v=ZQUbaUOymro - Cesar Passarinho- César Escoto.
Citação: http://www.oswaldirecarlosmagrao.com.br/



culturanativa.no.comunidades.net

FELDE, Alberto Zum. El gaucho (em espanhol)