Na E.E.B. Professor Manoel da Silva Quadros a inclusão é uma realidade que deu certo.
"A educação inclusiva representa um passo muito concreto que pode ser dado em nossos sistemas escolares para assegurar que todos os estudantes comecem a aprender que o "pertencer" é um direito, não um status privilegiado que deva ser conquistado" (N. Kunc apud Sassaki, 1997,p. 123).










Com a educação inclusiva, os professores da classe comum do ensino regular, a escola regular, passam a ter um "novo aluno": "alunos especiais", "pessoas com necessidades educativas especiais", estudantes! Estudantes que começam a frequentar, a 'pertencer', às escolas da comunidade, onde seus irmãos, primos e vizinhos estudam.


A educação da pessoa com deficiência deve ser compreendida em uma dimensão bem ampla, ou seja, não só educativa, mas também sócio cultural, com o objetivo de desenvolver suas potencialidades, sem destacar suas dificuldades, porém respeitando-as, aprimorando sua participação na sociedade.


O ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, e reconhece que todos somos diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender as necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial.



